Por Reinaldo Bui

Natal de Verdade CapaEu conheci Thiago Zambelli há aproximadamente quinze anos. Naquela época, eu já notava que ele era um jovem bastante inteligente e perspicaz. Não imaginava, no entanto, que um dia trabalharíamos juntos na mesma agência missionária. Ao longo deste tempo, Thiago tem mostrado sinais de uma fé madura e crescente, grande zelo pela obra do Senhor e conhecimento sadio das Escrituras. Ele é bom pai e marido e tem grande paixão e seriedade pela proclamação da Palavra de Deus. Aliás, as reflexões que vocês têm mãos são frutos desse zelo e dessa paixão.

Todos os textos deste livro têm como base o Evangelho de Lucas, médico e historiador do primeiro século desta era, que escreve sobre os acontecimentos prévios ao nascimento de Jesus, até a Sua ascensão (cf. Lucas 24.51). Uma de suas principais ênfases está em apresentar o escopo universal da missão redentora de Cristo como o Filho do Homem (cf. Lucas 19.10; 24.47). A intervenção sobrenatural de Deus para o nascimento do Messias é inserida, justamente, nesta ênfase.

Embora a Bíblia não nos forneça a data exata deste magnífico Natal, ela é o único registro histórico do nascimento do Homem mais importante que já andou sobre esta terra. A Bíblia é, portanto, o único documento que registra verdadeiramente a encarnação de Deus: No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus (João 1.1).

Sendo assim, é somente através das Escrituras Sagradas que podemos conhecer os detalhes deste acontecimento, bem como todas as suas implicações. Gostaria de incentivar a todos esta leitura, afim de melhor compreender quão importante é para nós a amorosa ação de Deus, ocorrida há mais de dois mil anos.

Muito além de um divisor da história humana, Jesus tem sido um marco na vida de muitos que O conhecem e decidem segui-lO.

Boa leitura e feliz Natal a todos!